A Maldição do Sangue (O Presente Sombrio)
A Maldição do Sangue (O Presente das Trevas) foi a lançada pela raça Hylden sobre os Vampiros Antigos, causando assim a, sede de sangue, imortalidade e esterilidade. Mais tarde ela foi passado para os humanos, com o tempo ela também ficou conhecida como dons das trevas.
Geralmente quando se referia aos dons das trevas, estavam se referindo a imortalidade e poderes que os vampiros possuíam depois de ser transformados.
A Maldição do Sangue (The Dark Gift) em Soul Reaver 2
No início de Soul Reaver 2 , Raziel encontrou a Câmara dos Pilares Subterrâneos . Dentro havia murais que mostravam uma raça alada de pele azul, que tinha alguma semelhança com Raziel. Os murais mostravam a raça alada lutando em uma guerra. Ergueram os Pilares e “derrotaram assim os seus adversários”. Raziel observou que os murais também os mostravam “aparentemente afligidos com a mesma sede de sangue que [ele] sofreu tão recentemente”. Raziel estava se referindo à sede de sangue que ele experimentou como vampiro, antes de sua execução no Abismo e sua transformação em um devorador de almas. [1,2]
Raziel encontrou outros murais nas Forjas Reaver. Os da Forja Air (forja do ar) confirmaram que a raça alada “os arquitetos dos Pilares e os criadores do Reaver” foram “os primeiros vampiros de Nosgoth”. De acordo com Raziel: “Sua sede de sangue parecia ser uma maldição infligida a eles por seus inimigos vencidos.” [3]
Raziel viajou no tempo e conheceu Janos Audron , o último sobrevivente da raça alada. De Janos, Raziel aprendeu que os Pilares convocavam humanos ao invés de vampiros como Guardiões porque os Pilares escolheram seus Guardiões desde o nascimento. Crucialmente, “vampiros não nasceram mais “; eles eram humanos, transformados. Não ficou claro se uma súbita falta de nascimentos (presumivelmente uma consequência da maldição de seus inimigos) causou a morte da raça alada vampira, ou se foi apenas o resultado final da raça alada morrendo gradualmente. [3,4]
A Maldição do Sangue (The Dark Gift) em Defiance
Em Defiance , Kain e Raziel encontraram mais murais que detalhavam a história da raça alada e seus adversários. Parecia – a partir do contexto da conversa de Raziel e Janos em Soul Reaver 2 – que a raça alada era conhecida como Vampiros antes de serem amaldiçoados, e o nome só se tornou associado a beber sangue depois. Esta suposição foi apoiada pelas descrições de Raziel daqueles murais de Defiance : ele só se referiu à raça alada como Vampiros, mesmo quando os murais ilustravam um evento pré-maldição. A exclamação de Kain no final de Soul Reaver 2 identificou seus adversários como os Hylden. [5,6]U
Um mural mostrando os Vampiros Antigos sendo afligidos pela Maldição do Sangu
A história da Blood Curse foi claramente explicada no final do jogo, com base nos detalhes revelados em Soul Reaver 2 e Blood Omen 2 :
Houve uma grande guerra entre os vampiros e os Hylden. Durou mil anos até que os Vampiros baniram os Hylden “por magia poderosa, selando-os em outro plano de existência”. Este plano era o Demon Realm, como visto em Defiance quando Kain se encontrou lá, depois de sua luta com Raziel. Os Pilares foram erguidos como “o cadeado” que os ligava (‘a Ligação’). [7,8]
Foi uma vitória de Pyrric: o derrotado Hylden “retaliou com uma terrível maldição – afligindo os vampiros com uma sede de sangue que transformou sua raça nobre em predadores vorazes”. Dos murais, Raziel observou que a maldição “mergulhou os vampiros em desespero, e aparentemente levou muitos à loucura e auto-aniquilação”. Tendo ele mesmo sentido aquela sede de sangue, Raziel se perguntou o que sobre a maldição os havia devastado tanto que eles foram levados ao suicídio. [9]
Um mural mostrando Vorador como o primeiro humano a receber o Dark Gift
Apesar de seu horror à maldição, os vampiros a passaram para os humanos, sendo Vorador o primeiro a receber seu ‘Dark Gift’ (de Janos). Raziel acreditava que eles tinham feito isso em uma “tentativa desesperada de preservar sua linhagem… pois seus inimigos os amaldiçoaram não apenas com sede de sangue, mas também com esterilidade”. A afirmação de Raziel esclareceu por que os nascimentos entre os Vampiros Antigos cessaram, fazendo com que os humanos fossem convocados como Guardiões do Pilar em seu lugar. [10]
Kain aprendeu em um mural que os vampiros aparentemente “adotaram – e, quando necessário, abduziram – os Guardiões humanos, e os transformaram em vampiros quando atingiram a maioridade. Até que os humanos se rebelaram contra seus mestres…” Moebius e Mortanius tinham liderou a revolta. Em um segundo mural, ele também viu o desespero dos Vampiros Antigos: para eles, “o presente sombrio era claramente uma maldição, condenando-os a uma espécie de purgatório espiritual”. Isso começou a explicar por que tantos haviam tirado a própria vida. [11,12]Um mural na Forja da Terra mostrando os Vampiros Antigos sendo expulsos da Roda do Destino
Raziel encontrou as peças finais do quebra-cabeça. Ele viu murais na Forja da Terra e nas Catacumbas do Averno que traziam um símbolo representando a Roda do Destino . Ele percebeu que “não era a sede de sangue, mas sua imortalidade que era a verdadeira natureza da maldição de seus inimigos”.
Em Soul Reaver , o Elder God disse a Raziel que as almas de vampiros imortais estavam presas em seus corpos e não podiam ser giradas na Roda do Destino. Os Vampiros Antigos adoraram o Deus Ancião e, aparentemente, começaram a guerra com os Hylden, que se opuseram ao Ancião e se recusaram a se submeter à Roda. A Maldição do Sangue foi uma vingança irônica: sua nova imortalidade separou os Vampiros Antigos da Roda e fez com que o Deus Ancião os abandonasse. O suicídio era a única maneira de apaziguar seu deus e se juntar à Roda do Destino. [13,14,15]
Por insistência de Raziel, Janos resumiu toda essa história quando conversou com Raziel na Cidadela dos Vampiros. Janos justificou a preservação da linhagem de vampiros e passando a maldição para os Guardiões humanos como “um mal necessário”. Ele disse que era para sustentar a Ligação, e que a Ligação estava se deteriorando enquanto os Pilares estavam sob a tutela humana. Os Hylden banidos estavam “coçando para ganhar um ponto de apoio de volta a este mundo”. Os Revenants in Defiance – e a posse de Mortanius pelo Lorde Hylden – eram sinais de que a Ligação estava falhando, mas se isso era estritamente devido à humanidade do Círculo dos Nove está aberto ao debate.
Observações adicionais
Não temos muitas informações sobre como a Maldição do Sangue foi passada dos Vampiros Antigos para os humanos. Amy Hennig (diretora e roteirista de Soul Reaver , Soul Reaver 2 e Defiance ) disse:
Os vampiros antigos/originais (como Janos) tinham um método, pelo qual Vorador foi criado, e pelo qual Vorador também criaria sua descendência vampira. Este seria um método mais “tradicional”, onde a maldição vampírica é passada de um vampiro para um humano. [17] |
Provavelmente podemos supor que ‘tradicional’ significa que houve uma troca de sangue entre vampiro e vítima, como em Drácula de Bram Stoker . Em Blood Omen 2 , Vorador disse que levou “tempo e energia para criar um vampiro”. Não foi uma tarefa trivial para ele, e não está claro se os humanos morreram como parte de sua transformação. [17,18]
A transformação de Kain em vampiro aconteceu de forma diferente. Ele foi assassinado como humano, então Mortanius o ressuscitou do Submundo usando necromancia e – como aprendemos em Defiance – o Coração das Trevas . De acordo com Amy Hennig: [17,19]
Por causa dessa herança única, o método de Kain de criar seus “filhos” vampiros também é único – em vez de usar o dom tradicional de “sangue” para criar um vampiro, Kain deve doar uma parte de seu espírito. Ao soprar uma parte de sua alma em um cadáver, a alma dessa criatura é atraída de volta ao corpo e a criatura é ressuscitada como um vampiro. Foi assim que Kain criou seus seis tenentes na Tumba de Sarafan. [17] |
Raziel também descreveu isso na História de Fundo para Soul Reaver . Ele disse que os descendentes de Kain não eram vampiros devido a ‘um veneno do sangue’. Eles precisavam de sangue para alimentar seus corpos, mas suas almas ganhavam “a vantagem dos poderes do submundo”. Parece que a maldição não estava apenas enraizada no sangue dos vampiros, mas em suas almas também, já que Kain criou seus tenentes dessa maneira. Presumivelmente, o mesmo método foi usado pelos tenentes para construir seus clãs, e todos os descendentes vampíricos de Kain eram cadáveres ressuscitados. [20]
Os efeitos da Maldição do Sangue (o Dom das Trevas): traços dos vampiros nosgóticos
Humanos que receberam o Dark Gift/Blood Curse experimentaram mudanças físicas durante um período de tempo. Um traço universal era que suas mãos e pés mudariam; inicialmente suas unhas se tornariam garras longas e afiadas, depois suas mãos se tornaram tridáctilas e garras, como as dos Vampiros Antigos. Olhos amarelos ou de cor âmbar também eram característicos, embora houvesse exceções (principalmente Rahab ).
Geralmente, eles começariam a parecer desumanos, como Vorador fazia. Kain e sua prole mostraram ter uma variedade de fraquezas: água e fogo, luz solar e som. Não é certo qual, se houver, dessas fraquezas foram compartilhadas pelos Vampiros Antigos e pelo tipo de Vorador, mas algumas vulnerabilidades provavelmente eram universais. Umahdescreveu a fraqueza vampírica à água como se todos a compartilhassem. [21]
Outros traços bastante comuns sobre o presentes em vampiros nosgóticos incluem:
- Imortalidade. Eles eram imortais no sentido de que não envelheceram ou morreram de velhice. As feridas físicas rapidamente cicatrizaram. Empalar, decapitar e algumas outras ações poderiam matá-los (separando sua alma de seu corpo), mas a ressurreição era possível. Se a causa da fatalidade fosse removida, a alma ainda existia no Reino Espectral e o corpo fosse capaz de se reparar, um vampiro poderia reanimar.
- Maior agilidade física e força. Em Blood Omen 2 Umah disse a Kain que ele era “mais forte e mais rápido do que os homens mortais, capaz de pular mais alto e mais longe do que qualquer humano que já viveu”. [21]
- A capacidade de ‘flutuar’, retardando sua descida durante um salto para pousar silenciosamente atrás de um alvo. Notavelmente, Kain fez isso no final de Defiance , quando ele pulou na Spirit Forge. [21]
- A capacidade de se comunicar telepaticamente usando o Sussurro . [21]
- Capacidade tele cinética limitada. [22]
Havia muita variedade nos vampiros de Nosgoth e nos poderes que eles tinham à sua disposição. Em Blood Omen 2 , foi visto que – além dos traços descritos acima – eles desenvolveram ‘ Dark Gifts ‘ (como os chamavam). Essas habilidades variavam de controle mental a incinerar pessoas com um pensamento. Os Dons das Trevas se desenvolveram de forma diferente para cada vampiro, e um vampiro poderia ganhar os dons de outro ‘absorvendo suas veias’. [23,24]
Kain e Vorador foram vistos mudando de forma em Blood Omen , e Kain confiou em sua Forma de Névoa em Defiance para se esquivar e passar pelos portões. Vários vampiros (Kain, Vorador, Janos e Umah) podiam se teletransportar, mas muitos humanos também podiam, então, neste caso, eles provavelmente estavam empregando magia em vez de confiar em habilidades inatas. Usar Kain como base de comparação para todos os vampiros nosgóticos não é o ideal, pois não sabemos quais habilidades ele herdou como Guardião do Equilíbrio.
A rápida evolução – e involução – dos descendentes de Kain em monstros não foi resultado da Maldição de Sangue, no entanto. Isso foi causado pela corrupção pessoal de Kain; A alma de Kain foi corrompida pelo ataque de Nupraptor ao Círculo dos Nove, e sua descendência vampira herdou isso. [25,26]
Referências:
- [SR2] Raziel (referindo-se aos murais na Câmara dos Pilares Subterrâneos): “Os murais ao redor retratavam uma raça alada, suas feições tão parecidas com as minhas – mas bonitas, onde as minhas eram grotescas… e angelicais , enquanto as minhas eram demoníacas .
Tentei decifrar essas imagens…
… uma grande guerra, mas com combatentes como nenhum que eu já tinha visto…
… os Pilares, erguidos por esta raça alada, que assim derrotaram seus adversários…
.. . os seres alados novamente, contorcendo-se em agonia, aparentemente afligidos com a mesma sede de sangue que eu havia sofrido recentemente…” - [SR1] Raziel: “A velha fome me deixou; não tenho desejo de sangue.”
O Elder God: “Você está mudado. Sua sede de sangue é substituída por uma necessidade mais profunda – você se tornou um devorador de almas.” - [SR2] Raziel (referindo-se aos murais na Forja Aérea): “As cenas que descobri aqui eram inequívocas.
Esta raça de seres alados, os arquitetos dos Pilares e os criadores do Reaver, foram os primeiros vampiros de Nosgoth. Sua sede de sangue parecia ser uma maldição infligida a eles por seus inimigos vencidos”. - [SR2] Janos para Raziel: “Com o tempo, nossa raça se extinguiu. Até que eu permanecesse sozinho… sustentado apenas por minha obrigação para com você, e por minha guarda da lâmina.”
- [SR2] Raziel: “Por que os Pilares convocariam guardiões humanos , então, se eles deveriam ser servidos por vampiros?”
Janos: “Os Pilares escolhem seus guardiões desde o nascimento, Raziel – e vampiros não nascem mais .” - [SR2] Kain: “Meu deus… o Hylden…
… nós entramos direto na armadilha deles…” - [BO2] Janos para Kain: “As guerras entre nós queimaram por mil anos, mas finalmente prevalecemos, e banimos nossos inimigos da face da terra por magia poderosa, selando-os em outro plano de existência.”
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Mural: The Raising Of The Pillars)
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Mural: The Blood Curse)
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Mural: The Dark Gift is Passed)
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Mural: The Human Guardians Revolt)
- [DEF] Kain (referindo-se ao mural atrás da piscina do ‘Oráculo dos Vampiros Antigos’): “Para meus ancestrais, o presente sombrio era claramente uma maldição, condenando-os a uma espécie de purgatório espiritual.”
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Mural: The Wheel of Fate)
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Mural: History Is Written By The Victors)
- [SR1] O Elder God: “O nascimento de uma das abominações de Kain aprisiona a essência da vida. É esta alma que anima o cadáver em que você ‘viveu’. E esse Raziel, é a morte de Nosgoth. Não há equilíbrio. As almas dos mortos permanecem presas. Não posso girá-las na Roda do Destino. Elas não podem completar seus destinos.”
- The Defiance Script (Diálogo) (Dark Chronicle – Return To The Vampire Citadel)
- As respostas da Warp de Amy nos Fóruns da Eidos
- [BO2] Vorador para Kain: “É preciso tempo e energia para criar um vampiro. Eu não tenho força.”
- [DEF] Raziel para Mortanius: Kain . Você usou o Coração das Trevas para criar Kain.”
- A história de fundo , conforme fornecido no Soul Reaver Game Manual (versões do Reino Unido e dos EUA)
- The Blood Omen 2 Script (Diálogo) (Capítulo 1 – As Favelas – Bem-vindo ao Meridian: Treinamento)
- [BO2] O Vidente para Kain: “Você pode manipular objetos já por pura vontade, mas como você foi ensinado, você só pode usar essa habilidade de perto.”
- [BO2] Umah para Kain (referindo-se a seus próximos encontros com os vampiros traidores): “Você teria sorte de sobreviver a um desses encontros até ficar mais forte. Mas se você prevalecer, poderá absorver suas veias e, assim, ganhar novas habilidades. Para nossa espécie, eles são chamados de Dons das Trevas.”
- [BO2] Marcus para Kain : “Os Dons das Trevas se manifestam de maneira diferente em cada um de nós. Ao longo dos anos durante sua ausência, meus poderes aumentaram enormemente. Agora tenho o poder de encantar todas as coisas vivas, subjugar suas mentes e fazê-las agir. meu lance.”
- A segunda página de perguntas e respostas do Defiance em The Lost Worlds
- [SR2] Kain para Raziel: “Destruído pela dor e atormentado com suspeitas de traição, Nupraptor mergulha em uma loucura que transborda e infecta todos os Guardiões, que estão simbioticamente ligados. Incluindo eu .
As repercussões do assassinato de Ariel foram habilmente calculadas.. .
Todo o Círculo desce à loucura, e eu sou maculado no momento do meu nascimento – instantaneamente incapaz de cumprir o papel que o destino preparou para mim.”
Em breve estaremos postando um vídeo falando tudo e explicando melhor sobre nosso entendimento de acordo com as informações acima e do jogo.
Fonte: Dark Chronicle