De acordo com fontes online, a Microsoft planeja permitir conteúdo publicitário em jogos shareware (gratuitos) para Xbox. Com base nos dados disponíveis, a gigante do software está atualmente procurando parceiros para implementar o projeto. O Business Insider relatou isso, citando suas próprias fontes informadas.
Espera-se que o trabalho nessa direção ajude a Microsoft a expandir sua gama de tecnologia de anúncios na plataforma Xbox. Além disso, mais jogos estarão disponíveis para os anunciantes publicarem conteúdo e os desenvolvedores poderão vender espaço publicitário em seus produtos. Por exemplo, em uma simulação de corrida, outdoors podem aparecer promovendo produtos reais.
Atualmente, os anunciantes já podem colocar anúncios na barra do Xbox, bem como anúncios no jogo para jogos selecionados comprados por meio de empresas terceirizadas, como Yahoo, Anzu e outras. Resta saber se a Microsoft planeja integrar outros tipos de publicidade, incluindo formatos de vídeo. A campanha publicitária da Microsoft pode ser lançada no terceiro trimestre deste ano, disseram as fontes. Oficialmente, os representantes da empresa ainda não confirmaram esses planos.
Observe que, neste estágio, a Microsoft não planeja gerar receita com campanhas publicitárias no Xbox, mas deseja oferecer mais opções aos desenvolvedores. A gigante do software está preocupada que os anúncios em jogos de console incomodem os usuários. Como tal, a Microsoft pretende agir com cuidado e criar um “mercado privado” onde apenas marcas selecionadas possam integrar seus anúncios em jogos de uma forma que não interfira na jogabilidade. Tão importante quanto isso, a Microsoft não pretende usar os dados do usuário para fornecer publicidade direcionada, pelo menos neste estágio de desenvolvimento do projeto.