Uma das características que chamam a atenção em jogos de terceira pessoa e mundo aberto é a sensação de que estamos viajando para outra cidade, devido ao realismo introduzido desde a sétima geração de consoles. Conforme o título desta matéria, algumas dessas cidades já apareceram mais de uma vez nos jogos. Hoje, veremos quais foram essas cidades:
Paris
A cidade mais visitada da França apareceu duas vezes em Assassin’s Creed. Inicialmente, conhecemos sua versão mais moderna em Assassin’s Creed: Unity, que se passa durante a Revolução Francesa, entre 1789 até 1799. Esta fase do jogo oferece uma visão detalhada da cidade durante um dos períodos mais tumultuados da história francesa.
Em seguida, Paris foi revisitada pelos jogadores em Assassin’s Creed: Valhalla, na DLC The Siege of Paris. Este conteúdo adicional ocorre logo após os eventos da campanha principal do jogo, em 888, durante a Segunda Invasão dos Vikings a Paris. Com essa expansão, os jogadores exploram a cidade sob uma nova perspectiva, mergulhando em uma época de conflito e conquista.
Londres
A cidade mais visitada da Grã-Bretanha também apareceu duas vezes em Assassin’s Creed. Primeiramente, exploramos sua versão mais moderna em Assassin’s Creed: Syndicate, ambientado durante a Revolução Industrial, especificamente na Era Vitoriana, no ano de 1868. Nesse jogo, somos imersos em uma Londres vibrante e próspera, no auge do Império Britânico.
Mais adiante, Londres retorna em Assassin’s Creed: Valhalla. Neste jogo, que se passa durante a Era Viking, entre 850 até 885, controlamos Eivor, um vikingue norueguês em busca de novas terras férteis e recursos. Ao longo da jornada, os nórdicos encontram os anglo-saxões, que já haviam sido convertidos ao catolicismo pelos romanos, provocando um marcante choque cultural.
Nova Iorque
O centro econômico do mundo e uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos foi explorado duas vezes em Assassin’s Creed e também na grandiosa franquia Grand Theft Auto. Inicialmente, exploramos Nova Iorque em sua versão mais moderna em Grand Theft Auto IV, onde a cidade é chamada de Liberty City. O jogo se passa no mesmo ano de seu lançamento, 2008.
Quatro anos depois, retornamos a Nova Iorque no seu passado, em Assassin’s Creed III, ambientado na Independência dos Estados Unidos, entre 1776 até 1783. Em seguida, Nova Iorque aparece novamente em Assassin’s Creed: Rogue, onde jogamos com Shay Cormac, um Templário em vez de um Assassino, durante o período de 1756 até 1776.
Em Assassin’s Creed: Valhalla, que se passa entre os anos de 850 até 885, Nova Iorque reaparece, mas desta vez antes de ser povoada. Assim, o território no jogo ainda se apresenta como selvagem.
Miami
Assim como Nova Iorque, Miami também é um dos principais mapas da franquia Grand Theft Auto, onde a cidade recebe o nome de Vice City. Programado para ser lançado em 2025, Grand Theft Auto VI trará Vice City para a nova geração. Até agora, GTA VI é o jogo mais aguardado pela comunidade gamer.
Além disso, muitos não perceberam, mas Miami também apareceu em Assassin’s Creed IV: Black Flag. Na época em que o jogo se passa, entre 1715 até 1722, a cidade ainda não havia sido fundada. Portanto, o território de Miami permanece selvagem. No game, o jogador, através de Edward Kenway, consegue explorar apenas a praia de Miami, localizada ao norte do mapa do Caribe, na Península da Flórida.
Nova Orleans
Uma das cidades históricas dos Estados Unidos, banhada pelo Rio Mississippi, já apareceu diversas vezes em games. Inicialmente, em Assassin’s Creed III: Liberation, um spin-off de Assassin’s Creed III que se passa entre 1765 até 1777, jogamos com Aveline de Grandpré, uma Assassina filha de um comerciante francês e uma escrava africana.
Anos mais tarde, Nova Orleans retorna como cenário em Red Dead Redemption II. Assim como em Grand Theft Auto, as cidades reais presentes em Red Dead têm nomes alterados; desta vez, Nova Orleans é chamada de Saint Denis. Em Red Dead Redemption II, controlamos Arthur Morgan, um criminoso e vice-líder de uma gangue que busca sobreviver nas condições do Velho Oeste. O jogo se passa entre os anos de 1889 até 1907.
Para quem quer conhecer lugares, Assassins é melhor jogo para isso.